Home > Soluções > Manutenção Preventiva

Manutenção Preventiva

MANUTENÇÃO PREVENTIVA, CONTRATOS DE SERVIÇOS DE MANUTENÇÃO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

A USINA baseando-se na sua vasta experiência técnica, viabiliza junto a seus clientes contratos de prestação de serviços de manutenção industrial, assistência técnica de máquinas e equipamentos, manutenção corretiva e preventiva.

Existem muitas definições de manutenção preventiva. Entretanto, todos os programas de gerência de manutenção preventiva são acionados por tempo. Em outras palavras, as tarefas de manutenção se baseiam em tempo gasto ou horas operacionais.

Manutenção efetuada com a intenção de reduzir a probabilidade de falha de uma máquina ou equipamento, ou ainda a degradação de um serviço prestado. É uma intervenção prevista, preparada e programada antes da data provável do aparecimento de uma falha, ou seja, é o conjunto de serviços de inspeções sistemáticas, ajustes, conservação e eliminação de defeitos, visando a evitar falhas.

Após este período normal de vida da máquina, a probabilidade de falha aumenta abruptamente com o tempo transcorrido. A implementação da manutenção preventiva real varia bastante. Alguns programas são extremamente limitados e consistem de lubrificação e ajustes menores. Os programas mais abrangentes de manutenção preventiva programam reparos, lubrificação, ajustes, e recondicionamentos de máquinas para toda a maquinaria crítica na planta industrial. O denominador comum para todos estes programas de manutenção preventiva é o planejamento da manutenção x tempo.